top of page

Reformar ou efetivar o SUS?

No artigo "SUS: reformar é mesmo preciso?" , publicado esta semana na revista eletrônica Conjur, Lenir Santos defende que os principais obstáculos para a efetivação do Sistema Único de Saúde não decorrem do seu arcabouço jurídico mas do financiamento insuficiente, da ausência do planejamento efetivo das ações e serviços de saúde; assim como do modelo de gestão inadequado, praticado no SUS, ainda caracterizado por uma administração patrimonialista e burocratizada, dentre outros fatores (vale a pena ler o artigo!).


Para falar sobre esse assunto e traçar um diagnóstico sobre a atuação do SUS - ontem, hoje e pós-pandemia - o IDISA irá entrevistar, nessa sexta-feira, dia 14 de agosto às 15h, o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos.


Nelsão, como é conhecido, é médico e professor aposentado da UNICAMP. Integrou o movimento da Reforma Sanitária dos anos 70, tendo sido um dos construtores do SUS e fundadores do IDISA.

A entrevista faz parte do projeto "Direito Sanitário em tempos de pandemia", que vem sendo desenvolvido pelo Instituto, por meio da promoção de lives sobre o tema, com a participação de diversos especialistas da área do direito e da gestão pública em saúde.


A entrevista com Nelsão, agendada para dia 14 de agosto, será conduzida por Thiago Campos, advogado sanitarista e Diretor do IDISA e por Andressa Rocha Olah, biomédica, mestranda em Saúde Coletiva pela UNICAMP e integrante da APSP.


A live será ao vivo, no canal do IDISA, no Youtube (https://bit.ly/2LH14XY); e pode, também ser acompanhada pela página do Instituto, no facebook (https://bit.ly/30s2wWu)

Os interessados podem também conferir as outras lives já realizadas pelo IDISA, que estão disponíveis nesses canais, com destaque para as duas últimas:

Gastos públicos municipais em tempos de pandemia e restrições pela lei eleitoral: realizada em 07 de agosto de 2020, com a participação de Carla Maria Nicolini; Advogada, Especialista em Direito e Processo Eleitoral pela EPM/EJEP; Francisco Funcia: Economista, Uscs, Idisa e Consultor Técnico do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Luiz Antonio da Silva Neves: Médico, Professor UNIFOA, Prefeito de Piraí; e Stela Souza: Presidenta do COSEMS-BA;

As múltiplas dimensões do Direito Sanitário: realizada no dia 31 de julho de 2020, com a participação de Fernando Aith; Ingo Sarlet; - Jose Luiz Souza de Moraes e Lenir Santos.

Destaques

Posts Recentes

bottom of page