CONSULTE:
Projeto Contratualização no SUS
No período de Dezembro de 2016 a Abril de 2017, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), implementou o Projeto Contratualização no Sistema Único de Saúde, com o objetivo de desenvolver competências, no âmbito do Sistema Único de Saúde, em gestão de contratos e outros ajustes celebrados com órgãos e entidades públicas e privadas para a concretização das políticas públicas de saúde.
O Projeto contou com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS, e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde - CONASS; assim como o acompanhamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A ideia inicial era desenvolver e implementar um programa de formação de competências em contratualização de desempenho, que incluísse cursos de curta duração e identificasse os conteúdos essenciais para a formatação de um curso de especialização sobre o tema, a ser ministrado, em uma segunda fase do projeto, com o uso de técnicas conjugadas de ensino presencial e à distância. O principal resultado esperado das atividades do Projeto era a implementação de ações de debate, orientação e capacitação de agentes do Sistema Único de Saúde nas cinco regiões do País.
A iniciativa atendeu a uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), contida no Acordão nº 352, de 2016; de que o Ministério da Saúde orientasse às instâncias gestoras do SUS na celebração e gestão de contratos e outros ajustes com entidades privadas com ou sem fins lucrativos, com vistas à complementação dos serviços de saúde prestados diretamente pela Rede Pública.
Em abril de 2018, o Ministério da Saúde encerrou o Projeto, tendo suas atividades registrado os números apresentados a seguir:
Objetivos do Projeto
-
Propiciar conhecimento sobre modelos e conceitos de gestão por resultados aplicáveis ao SUS.
-
Fortalecer a cultura de gestão por resultados no âmbito do SUS.
-
Discutir as relações entre planejamento, negociação e implementação em suas diversas fases e formatos relacionados à contratualização no âmbito do SUS.
-
Propiciar a visão sistêmica do processo de contratualização.
-
Capacitar para o diálogo e a negociação entre as partes envolvidas na gestão dos processos de contratualização;
-
Discutir a contratualização nos processos de formulação e implementação de políticas públicas de saúde.
-
Capacitar para a definição de metas, construção de indicadores e uso de instrumentos de verificação aplicáveis à contratualização.
-
Capacitar para a gestão de riscos.
Principais problemas que o Projeto pretendia contribuir para resolver
-
Falhas de compreensão sobre os contornos da participação privada no SUS.
-
Desconhecimento do conjunto de modelos de contratualização.
-
Baixa capacidade de gestão dos modelos de contratualização.
-
Uso inadequado dos modelos de contratualização.
-
Falta de instrumentos e tecnologias gerenciais de contratualização e gestão de riscos.
-
Insegurança Jurídica.